domingo, 3 de fevereiro de 2013

A alimentação e o homem primitivo


  O corpo humano é constituído por milhões de células, que são capazes se manterem vivas através da energia obtida pelos nutrientes. Estas células são unidades fundamentais que constituem os seres vivos, desde o inicio da vida no planeta terra. O homem moderno é o resultado de muitas transformações evolutivas, que veio acontecendo desde o surgimento dos primeiros primatas na pré-história.

   Uma provável hipótese da evolução humana através de nossos ancestrais pode estar diretamente ligada a alimentação. Historiadores afirmam que o homem primitivo se alimentava basicamente de vegetais, mas que devido as condições climáticas por um determinado período, muitos vegetais passaram a serem escassos, e o ser humano em busca pela sua sobrevivência enfrentou um processo de adaptação em sua de alimentação, passando a ser considerado carnívoro.



      Pesquisadores acreditam que aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás os hominídeos passaram a utilizar o fogo para cozinhar os alimentos.  Este fato conclui-se que a qualidade da alimentação dos humanos melhorou significativamente, pois além de ajudar a mastigabilidade e sabor dos alimentos, pode obter maior energia calórica; já sendo uma necessidade essencial para o organismo humano
    A busca pelo alimento fez com que os nossos ancestrais passassem por um processo migratório (nômades), onde pudessem obter maior variedade de alimentos em outras regiões, assim garantindo a sua sobrevivência.
      A necessidade da busca pelo alimento na pré história, aproximou grupos de primatas que juntos garantiam o sucesso da caça, e se garantiam na sua alimentação até a próxima busca por comida.


   Enfim, se os alimentos puderam ser um dos fatores responsáveis pela evolução da espécie humana, será que em tempos modernos estamos consumindo alimentos que garantam a nossa existência ao longo dos próximos séculos?. Aguardem este assunto ainda será discutido em breve.

Até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário