sábado, 2 de março de 2013

Alimentação na Páscoa - Parte 1


 Aproveitando neste ano de 2013, a Páscoa ocorre no ultimo dia do mês de março, o Blog Química dos alimentos está preparando diversos assuntos relacionados a Páscoa, que  será abordado a religiosidade e de costumes culturais de povos que expressam suas tradições de acordo com seus ensinamentos.

 Nesta primeira Parte, falaremos dos costumes da Páscoa Judaica. A Páscoa é um termo que vem do hebraico (Pessach) que significa passagem, festa que para os judeus é a comemoração do êxodo, libertação do povo escravizado pelo faraó no Egito. Após a libertação do povo egípcio, sobre o comando de Moisés; estes foram levados para a Terra prometida.


Imagem: Travessia do mar vermelho.

 A páscoa judaica traz consigo diversos alimentos que são incrementados no cardápio desta celebração. O Seder é considerado a principal ceia, que para os judeus o jantar é composto por alimentos que remete o sofrimento do povo hebraico na época da escravidão.
 De acordo com as tradições judaicas a mesa do Seder, é variada por alimentos que possuem diversos significados. Durante a celebração são servidos peixes assados com legumes, bolinhos de carne e de peixes (peixes de água doce), além do bolo de mel, nozes e biscoitos.

 A origem da família judaica é quem determina o cardápio. Por exemplo: as famílias Ashkenazim de origem germânica ou europeia ocidental, não incluem arroz, e outros tipos de grãos na mesa do Seder, chegando a ser restrito até mesmo o consumo de óleos derivados destes grãos.
 Ao contrario das famílias Sefaradi  que são de origens orientais e da (Península Ibérica), o matzot – Pão sem fermento – pode ser saboreado até um dia antes da comemoração que geralmente é servido durante os 08 dias do Seder. Segundo o site “Alimentação e cultura” o pão matzot, é preparado sem fermento devido ao povo hebreu que fugiram em busca da terra prometida, sem esperar o crescimento do pão que os alimentariam durante a viagem.


Imagem: Ceia Pascal

 Outros alimentos que são consumidos pelos judeus segundo o livro sagrado, são animais de quatro patas e casco fendido, como exemplo o cordeiro. Os porcos são proibidos porque não mastigam, entre as aves são permitidos pato, frango e também o peru.

 Sendo assim os alimentos fazem parte também das tradições religiosas de cada povo, que neste caso foram citados os judeus. 

Não percam os próximos posts sobre a ceia Pascal onde também mostraremos outros povos com seus costumes e tradições.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário