Diante de uma infinidades de produtos alimentícios que encontramos nas prateleiras dos supermercados, muitos consumidores cada vez mais preocupados em busca de hábitos alimentares mais saudáveis, tem optado em escolher produtos de baixa caloria, reduzida em gorduras e ou açucares.
Alguns anos atrás apenas indivíduos que possuíam algum problema de saúde específico, eram os que mais procuravam produtos na versão de baixas calorias por exemplo. Se mais consumidores, inclusive as pessoas livres de qualquer restrição alimentar tem buscado o consumo deste produtos, é importante que todos saibam reconhecer os diversos alimentos oferecidos para o consumo, para que o consumidor possa enterder se estão sendo realmente efetivos para o seu objetivo.
Sempre ouvia as pessoas dizendo que os produtos Light eram os indivíduos que queriam perder peso, e os alimentos Diet eram para quem tinha problemas de diabetes.
Mas será mesmo que esta definição esta correta?
Os produtos LIGHT significa a redução do teor de um determinado nutriente ou valor calórico. Diversos produtos industrializados que contém um teor de açucares e gorduras, muitas marcas já apresentam a sua versão light. Vale lembrar que esta redução que já falamos, precisa ser de no mínimo 25% em relação ao mesmo produto convencional, assim desta forma o produto poder ser considerado light. Se o produto sofre a redução de açucares e ou gorduras, isto gera uma redução no valor energético, portanto será um produto útil para o individuo que desejar perder peso.
Quando falamos de alimentos DIET, o produto apresenta um redução severa de um determinado nutriente. Esta redução pode ser de qualquer nutriente, e não somente do açúcar como muitas pessoas imaginam. Alimentos que possuem uma redução severa de sódio, é indicado para indivíduos que sofrem de hipertensão, onde na embalagem também podem vir a expressão indicando que o produto é diet.
Se nos referimos aos açúcares, os alimentos precisão conter no máximo 0,5% de açúcares em sua formulação. Segundo Freitas 2005, um produto que não contenha adição de açucares, mas que possuam açúcares nos ingredientes naturais, a legislação brasileira permite que o produto entre na categoria de alimentos para dietas controladas de açúcares, mas a informação deverá constar no rotulo do alimento.
É importante lembrar que um produto diet para açucares, pode ter um teor elevado de gorduras e calorias, como por exemplo os chocolates sem adição de açucares. Estes produtos são ricos em gorduras e podem ter mais calorias que os chocolates convencionais.
Sendo assim, os produtos antes de serem escolhidos devemos estar atentos na rotulagem das embalagens dos produtos, para que não possamos fazer escolhas que não vão nos ajudar em nosso objetivo, sejam eles para pessoas que devido a problemas de saúde necessitam consumi-los, ou para aqueles que querem consumir afim de estar em forma com o corpo e com a saúde.
Fontes: FREITAS, S. M. L. Alimentos com alegação Diet ou Light - Definições Legislação e Orientações para o consumo. Editora Ateneu, São Paulo. 2005.
Imagem: Blog: Nutri&Dicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário